A Nossa História
A Primeira Quinta de Caviar do Hemisfério Sul
História
A Black River Caviar (também conhecida como Esturiones del Rio Negro) foi lançada há trinta anos, quando Walter Alcalde perseguiu o seu sonho de criar esturjões russos Oscietra no rio Negro do Uruguai, tornando-se o primeiro produtor de caviar do Hemisfério Sul.
O negócio de Walter consistia em abastecer os barcos de pesca do Atlântico no Rio Negro. Trabalhando em estreita colaboração com a indústria pesqueira durante muitos anos, conheceu alguns marinheiros russos que o apresentaram ao caviar.
Walter viu uma oportunidade na década de 1980, quando a produção global de caviar passou do selvagem para o de aquacultura devido à pesca predatória no Mar Cáspio: traria a criação de esturjões para o Rio Negro. Após uma fase intensa de consultoria e investigação, concluiu que as baixas temperaturas médias da água do rio, os altos volumes de água pura não contaminada pela indústria e o clima moderado da região ofereciam as condições naturais ideais para a aquacultura do esturjão.
Estava certo.
Desde o início, a Black River implementou práticas de criação sustentáveis, respeitando o ambiente natural e com desperdício zero. A quinta mantém o programa de reprodução que Walter iniciou com a autêntica raça russa Oscietra (Acipenser gueldenstaedtii), originária do Mar Cáspio, produzindo ainda ração para peixe a partir de fontes locais sustentáveis.


Inovação em Aquacultura
Quatro fatores permitem que a Black River alcance excelentes resultados de produção:
- o nosso ambiente natural
- os rígidos controles técnicos e sanitários de nosso programa de reprodução,
- a nossa mistura de ração aperfeiçoada e sustentável
-
a rastreabilidade do nosso peixe desde o nascimento até ao momento em que o caviar é servido.
Na nossa quinta, nas margens do Rio Negro, trabalhamos em estreita harmonia com o meio ambiente através de um sistema inovador que redirecciona continuamente a água do rio. A canalização por gravidade da água do rio, em fluxo livre, através de uma série de tanques "pistas" elimina a necessidade de bombas eléctricas.
Com um caudal superior a 2.000 litros por segundo, os nossos tanques permitem que fluam para a quinta cerca de 50 milhões de galões de água, garantindo que os esturjões nunca nadem em água recirculada. De facto, nunca nadam na mesma água duas vezes.
Este ambiente de aquacultura torna a Black River única entre os produtores de caviar. Recriamos o fluxo natural de um rio nas nossas instalações, proporcionando aos peixes uma experiência próxima à vida selvagem. Esta combinação engenhosa de natureza e inovação é o que torna os nossos produtos excepcionais — uma harmonia perfeita entre o meio selvagem e o nosso programa de reprodução controlado, que assegura a saúde dos esturjões ao longo de toda a sua vida.
A origem é crucial para a qualidade do caviar, e o Rio Negro possui propriedades naturais ideais para a criação de esturjões. A barragem de Baygorria, a montante da nossa quinta, situa-se numa zona basáltica intocada, livre de poluição e contaminantes.
A nossa localização, sistema de aquacultura inovador e pureza da água garantem que os nossos peixes de origem russa permaneçam saudáveis e vigorosos desde o nascimento até à colheita, resultando naturalmente num caviar de qualidade excepcional e sabor consistente.


O Peixe
O nosso programa de criação começou com o cobiçado esturjão Oscietra do Mar Cáspio (Acipenser gueldenstaedtii).
Conhecido como Oscietra Russo, esta espécie premium tem um desenvolvimento lento. Um peixe cultivado para caviar tem entre 7 a 9 anos de idade.
A Produção
O caviar resulta de um longo processo de criação e só é colhido quando as fêmeas atingem a maturidade ideal. Isso é determinado por um acompanhamento individualizado e contínuo. A natureza dita o ritmo de maturação, não a Black River.
Quando atingem a idade adequada, os peixes são sexados e separados. As fêmeas são transferidas para recintos em águas abertas no meio do rio, onde nadam num ambiente natural e alimentam-se com uma dieta nutritiva. Permanecem nesse ambiente durante grande parte da sua vida, até serem transferidas para os tanques aquando da aproximação da maturidade.
Por volta dos 4 anos, os peixes são microchipados, levados para as pistas, monitorizados com ecografias e submetidos a biópsias para avaliar o desenvolvimento das ovas. Uma vez nas pistas, são tratados com o máximo cuidado e continuamente observados, garantindo que se mantenham saudáveis até à colheita.


A Preparação
A preparação do caviar é mais uma arte do que um processo mecânico, exigindo habilidade e anos de experiência para assegurar uma qualidade consistente. O processo ocorre em condições imaculadas e higienizadas, certificadas pelo HACCP, para evitar qualquer contaminação cruzada.
Preparar o caviar assemelha-se a uma cirurgia delicada: a equipa usa aventais cirúrgicos, luvas, botas e toucas. Cada peixe é processado individualmente, e o caviar é separado em lotes, o que permite rastrear o produto até à sua origem.
No momento da colheita, cada lote é classificado preliminarmente segundo critérios como tamanho, cor, firmeza e textura. As ovas são depois curadas, lavadas com água purificada e salgadas manualmente.
Após a salga, o caviar é colocado em Latas Originais (OTs) de até 1,8 kg, refrigerado e periodicamente virado durante duas a três semanas para permitir uma cura completa.
Em cada etapa, a equipa avalia a condição do caviar e regista todos os dados do lote conforme as exigências da convenção CITES.
Nosso Caviar
O nosso caviar varia naturalmente em tamanho e cor. A classificação reflecte esta diversidade natural, indo do castanho escuro (grau Tradition) ao castanho claro com ovos maiores (grau Royale), até um tom ainda mais claro com ovos de maior dimensão (grau Imperial).
Também produzimos uma pequena quantidade de caviar Master Selection, de tom âmbar. Este caviar requintado é extremamente raro — representa apenas cerca de 1% da nossa produção anual — e é particularmente saboroso.
A quantidade produzida de cada grau varia de ano para ano. Na Black River Caviar, focamo-nos na perfeição e qualidade em cada grau, ajustando constantemente a nossa classificação para garantir que os clientes saibam exactamente o que esperar.
O nosso caviar é puro, limpo, delicado e fresco, com notas salgadas e quentes que evocam frutos secos como avelã e noz, com um acabamento cremoso e persistente no paladar. Estamos confiantes de que, ano após ano, o nosso caviar continuará a oferecer sabores ricos e complexos que reflectem a proveniência distinta e histórica da Black River Caviar.
